01/07/2014

Confira algumas dicas indispensáveis para executar tutoriais com perfeição no Android

O fato de o Android ser um sistema de código aberto permite que vários desenvolvedores independentes adicionem ou portem determinadas funcionalidades para aparelhos que inicialmente não as tinham.

O problema é que nem todos os usuários estão familiarizados em fazer modificações em seus smartphones e tablets, e para te ajudar a executar os nossos tutoriais com perfeição seguem algumas dicas que podem ser muito úteis para você:
  • Sempre faça o tutorial indicado para o modelo de seu dispositivo: é comum que as fabricantes lancem variantes de seus principais aparelho, como versões internacionais, 4G, dual-sim, e cada uma delas possui um número de modelo diferente. Como exemplo temos o Galaxy S3, que possui modelos como o GT-I9300 e GT-I9305. Portanto ao executar um tutorial leve sempre em consideração o número do modelo de seu dispositivo e não apenas o nome comercial, já que se o procedimento for executado em um modelo diferente ele pode não funcionar.
  • Faça um backup antes: alguns procedimentos como a instalação de apps portados de terceiros e a realização de root costumam não alterar os seus arquivos, mas um eventual erro durante a execução do tutorial pode fazer com que você tenha que fazer um factory / reset, e este procedimento sim, apaga seus dados. Sendo assim sempre se previna salvando seus arquivos.
  • Limpando o smartphone ou tablet e resolvendo problemas de desempenho: caso após realizar o procedimento descrito no tutorial se o seu aparelho ficar reiniciando constantemente ou travando, é possível resolver o problema reiniciando as configuração de fábrica do aparelho. Isso apaga dados inúteis armazenados no dispositivo, restabelecendo o funcionamento e o desempenho. Para resetar seu aparelho o reinicie em modo recovery e escolha a opção wipe factory / reset, isso apagará todos os seus dados. 
  • Leia os comentários da postagem: apesar de o procedimento indicado em determinado tutorial servir como base para aquele modelo de aparelho, pode ser que seu dispositivo tenha alguma particularidade que impeça o funcionamento correto do tutorial. Portanto é sempre importante ler os comentários, já que os demais usuários podem ter passado pelo mesmo problema que você, e já ter postado uma solução por lá. Caso não encontre uma solução, comente o seu problema para que outros usuários e os administradores do site te ajudem.
  • Tenha paciência e repita o tutorial: se você não conseguir completar o tutorial com perfeição na primeira tentativa, tente novamente, e se mesmo assim não funcionar siga as demais dicas acima que você conseguirá resolver o problema.
  • Root e perda de garantia: tenha em mente que ao realizar o root em seu aparelho ele perde a garantia do fabricante. Assim caso você faça o root e tenha que enviar o seu aparelho para a assistência técnica é preciso zerar o contador binário do aparelho utilizando o aplicativo Triangle Away, porém ele só funciona em dispositivos Samsung com Android até a versão 4.2. Portanto faça o root por sua conta e risco.
Além das dicas acima, siga também as orientações específicas descritas no tutorial que você for executar, dessa forma você consegue tirar o máximo proveito de seu Android.

Agora que você já conhece dicas importantes, confira alguns de nossos tutoriais aqui.

Sobre o Autor

Flávio Prado

É um entusiasta de tecnologia, fundador e Editor-chefe dos sites Tech4Fan.com.br, SamsungDiscovery.com e também colaborador do TecheNet.com. Tem grande interesse nas áreas mobile e de computação pessoal.
Leia mais sobre o autor

Comente! ()

Visite Também

[Home] © 2013 - 2015 Samsung Discovery - Todos os direitos reservados - Not affiliated with Samsung Group