29/06/2020

Aplicativos Maliciosos da Play Store: Saiba Como Identificar



Os aplicativos estão presentes em muitos momentos do nosso dia a dia. Seja para entretenimento, controle de rotina, finanças e até dar aquele help na vida social: os apps estão em nossos smartphones tornando a vida mais fácil.

Mas, com toda essa facilidade, existem perigos escondidos. Aplicativos maliciosos e falsos são colocados para download na Play Store e se passam por apps inofensivos, mas que podem espalhar vírus, malwares e fazer um estrago em seu smartphone.

Quer saber como identificar aplicativos maliciosos e proteger o seu smartphone? Nós preparamos este post com as melhores dicas para você. Continue lendo!

Como identificar apps maliciosos e falsos?

Atenção aos resultados da busca

Ao buscar por um aplicativo na Play Store você pode se deparar com vários resultados para uma mesma busca. Irão aparecer resultados similares com o nome ou a logo parecidos que podem ser falsos. Preste bastante atenção antes de fazer seu download.

Pesquise sobre o app

Antes de baixar um aplicativo, verifique sempre o nome do desenvolvedor, busque no Google os canais oficiais de comunicação e se o app está disponível em outras plataformas. Se ele tiver pouca ou nenhuma informação, desconfie.


Leia as opiniões dos usuários

Na Play Store existe uma área dedicada para as avaliações e opiniões dos usuários. Procure sempre ver a quantidade de estrelas recebidas pelo app e o que as pessoas estão falando sobre ele. Se for um aplicativo não confiável você poderá saber antes mesmo de baixar.

Cuidado com as permissões

Baixou seu aplicativo? Preste bastante atenção nas permissões solicitadas na hora da instalação: as permissões devem sempre fazer sentido com a finalidade do app. Por exemplo, se o app for de filtros para fotos e pedir permissão para acessar agenda e outras funções que não tem a ver com o app, desinstale imediatamente.

Evite os APKs

APKs são pacotes externos de aplicativos e dados que não estão nas lojas de apps, portanto não baixe nenhum conteúdo desses pacotes. Quase sempre os arquivos estão infectados com vírus e malwares, por isso a melhor escolha é sempre baixar na Play Store.

Como se proteger?

Além das dicas listadas, você pode ter uma proteção extra usando um bom antivírus para Android no seu smartphone, que evita a entrada de programas maliciosos, escaneia apps, e mantém seus dados longe das mãos dos hackers.

Gostou das dicas? Quais cuidados você toma na hora de baixar um app na Play Store? Compartilhe nos comentários!

Sobre o Autor

Flávio Prado

É um entusiasta de tecnologia, fundador e Editor-chefe dos sites Tech4Fan.com.br, SamsungDiscovery.com e também colaborador do TecheNet.com. Tem grande interesse nas áreas mobile e de computação pessoal.
Leia mais sobre o autor

Comente! ()

Visite Também

[Home] © 2013 - 2019 Samsung Discovery - Todos os direitos reservados - Not affiliated with Samsung Group